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Arquitetos: VON M
- Área: 30500 m²
- Ano: 2023
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Fotografias:Zooey Braun
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Fabricantes: Alfred Kiess, Gebrüder Esposito Isoliertechnik, Gerhard Becker Grossküchen, Hans Eisele, Heizungs- und Sanitärtechnik Schmid, Kone, LETA Bau, Maier Heiztechnik, SE-Gebäudeautomation, Schäfer Trennwandsysteme, i-on engineering, link
Descrição enviada pela equipe de projeto. No oeste de Ludwigsburg, o prédio da escola de ensino fundamental se estende para o norte ao longo da nova área de desenvolvimento de Fuchshofstrasse, Alemanha. Com base na imagem de uma estante cheia de livros em um playground, esse ideal de aprendizado escolar, entre transferência de conhecimento e interação social, foi traduzido em um edifício híbrido de madeira. Os três painéis da cobertura se projetam para fora como prateleiras e oferecem à comunidade escolar espaços para apropriação. Uma área coberta no primeiro nível recebe as crianças e se desenvolve paralelamente à área da administração, ao lado das salas dos professores, promovendo assim o contato entre eles e os alunos. Ao entrar no prédio, encontra-se o coração do espaço - o grande hall de escadas.
Uma escada de madeira projetada de forma marcante passa pelo espaço ao ar livre e é iluminada por uma generosa claraboia com vigas aparentes. O hall da escada não só proporciona uma transição suave entre a área de entrada e o pátio da escola, mas também serve como espaço de descanso e como um lugar para interação informal. O hall também é o elo entre todos os andares. A cantina está localizada no lado leste do hall central, que impressiona com seu uso multifuncional como um lugar de encontro, aberto e funcional. O envidraçamento em grande escala, em ambos os lados da edificação, inunda a sala comum com luz natural e conecta o interior com a área externa.
Diferenciação espacial entre comunidade escolar e grupo de aprendizagem - Nos andares superiores, há um espaço de aprendizagem em cada lado do hall central. Salas especializadas são organizadas flanqueando o hall e conectando os espaços de aprendizagem. Entre eles, existem núcleos de concreto contendo todas as instalações de serviço. Conectadas aos espaços de aprendizagem estão as salas de aula individuais que, por sua vez, estão ligadas ao terraço circundante por pelo menos três janelas francesas. O terraço também serve como sala de descanso e permite acesso rápido e fácil ao ar fresco. Uma malha de arame serve como proteção e ao mesmo tempo permite a entrada de muita luz natural nas salas de aula.
Materiais e cores destacam a afirmação sustentável da escola - Duas escadas de emergência se elevam nos lados estreitos do subsolo de concreto, e também servem para reforçar a edificação. A construção de madeira feita de elementos pré-fabricados se desenvolve entre essa estrutura sólida: pilares de madeira em forma de cruz estruturam espacialmente o piso, conferindo-lhe medida e ritmo e, juntamente com vigas de madeira laminada colada e painéis de madeira laminada cruzada, completam a estrutura de suporte. Graças à pré-fabricação, a escola pôde ser erguida com baixas emissões e baixo custo - isso também foi possível por conta do trabalho preciso de todos os envolvidos na construção, pois era necessário que o planejamento para a construção de madeira em pré-fabricação fosse rigorosamente coordenado com as tolerâncias do concreto in loco.
O interior do prédio é caracterizado por materiais e cores naturais: um piso de linóleo com cascas de cacau texturizadas, forro de lã de madeira natural acusticamente eficaz e componentes de madeira para pilares, portas e móveis complementam o tom básico e calmo com uma estrutura de concreto exposto, enquanto o conceito de cores é acentuado em todos os espaços internos, incluindo as instalações sanitárias, e deliberadamente se concentra em um caráter neutro em relação ao gênero. As cores não servem apenas como elemento de projeto, mas também como meio de orientação e identidade. O conceito de cores também reflete nos espaços de aprendizagem, que incluem móveis especialmente feitos para a Fuchshofschule, os quais podem ser dispostos como combinações de mesa e banco em vários formatos, de círculos a linhas serpenteantes. Dessa forma, o conceito de projeto se completa, desde os espaços externos até as áreas comuns, os centros de aprendizagem e as salas de aula.